madeira laminada cruzada

Saiba o que é e como usar madeira laminada cruzada no seu projeto

Você já ouviu falar sobre a madeira laminada cruzada? Com todo o charme do já conhecido material natural, as peças podem trazer mais agilidade para as construções com a mesma resistência do concreto armado e do aço, por isso tem sido um grande sucesso no ramo da construção.
Quer saber mais sobre este material e descobrir como aplicá-lo na sua casa? Então continue a leitura com a gente!

Afinal, o que é madeira laminada cruzada?

Fabricada primeiramente na Áustria, a madeira laminada cruzada – também conhecida como Cross Laminated Timber ou CLT – nasceu sob o objetivo de reutilizar madeiras de valor mais baixo. A madeira laminada, que já é bastante conhecida por aqui, é produzida a partir da união de tábuas, mas a CLT vai além disso.
Apesar de seguir essa base de união, as tábuas são encaixadas em camadas de forma perpendicular, o que permite a fabricação de placas de madeira laminada cruzada. Assim se cria uma nova funcionalidade para a madeira laminada, garantindo o uso do compensado de tábuas como paredes. Bem incrível, não é mesmo?
Essa novidade pode funcionar como uma excelente substituta do concreto, trazendo mais modernidade aos projetos e deixando a casa mais aconchegante com todo o charme da madeira de forma mais segura, econômica e sustentável.

Conheça as vantagens do material

1) Alta resistência

Comentamos sobre o uso da CLT como substituta do concreto e quando falamos isso é comum surgir uma dúvida: será que a madeira laminada cruzada consegue ser tão resistente quanto o concreto? A resposta é sim: a CLT é tão resistente quanto o concreto armado!
O material é altamente flexível, por isso consegue enfrentar as deformações causadas pelas ações externas e suportar grandes pesos sem grandes problemas. Não é à toa que a CLT tem sido chamada de concreto do futuro, já que oferece as mesmas oportunidades de uso com o mesmo nível de resistência e ainda traz a vantagem de ser mais leve.

2) Redução no impacto ambiental

Uma grande vantagem da madeira laminada cruzada é a redução no impacto ambiental em relação ao concreto. Para se ter uma ideia, para cada metro cúbico de concreto utilizado na obra, uma tonelada de CO2 é lançada na atmosfera.
Por outro lado, a CLT acaba captando o carbono ao invés de jogá-lo na atmosfera. Esse processo, também conhecido como “sequestro de carbono”, acontece naturalmente nas árvores, pois elas se alimentam de CO2 por meio da fotossíntese.
Isso garante uma construção sustentável com uso muito mais consciente dos recursos naturais, já que a emissão de CO2 é drasticamente reduzida e a quantidade de material necessária também é bem menor quando comparada ao uso do concreto.

3) Versatilidade

Outro ponto muito positivo da madeira laminada cruzada é a sua versatilidade: ela pode ser utilizada como parede, piso e até mesmo em grandes construções. Na Finlândia, por exemplo, os painéis de CLT permitem a construção de prédios com até 40 andares!
Isso é possível graças às dimensões alcançadas pelas placas produzidas, que podem chegar a até 4 m de altura e até 12 m de comprimento. Para facilitar o transporte, as peças podem ser cortadas, o que torna o material ainda mais versátil.

4) Agilidade na instalação

A fase de projeção da CLT exige um alto nível de precisão, como veremos mais adiante neste post, mas a etapa de instalação pode ser feita muito rapidamente e com mão-de-obra reduzida, o que garante mais economia para a obra.
Como as peças já saem prontas da fábrica, o processo de aplicação se torna muito mais prático e ágil: as placas chegam no canteiro de obras e podem ser instaladas com a ajuda de um guindaste e uma equipe pequena. Para garantir a instalação correta, você não pode deixar de contar com profissionais especializados e preparados para lidar com este tipo de material.

Como a madeira laminada cruzada pode ser utilizada?

Como nós já citamos neste post, a madeira laminada cruzada é muito versátil e pode ser aplicada de várias maneiras na casa. Ao contrário da madeira laminada comum, a CLT é utilizada como telhados, paredes e tetos, trazendo alta resistência para a estrutura da construção.
O material é pré-fabricado e já pode ser entregue com aberturas para portas e janelas, por exemplo. Além disso, eles proporcionam um ótimo isolamento acústico e alta resistência ao fogo também, ao contrário das madeiras convencionais.
Sendo assim, você pode soltar a imaginação e criar um projeto de interiores ou de arquitetura incríveis para a sua casa com o auxílio de um arquiteto especializado.

Cuidados necessários

Não há dúvidas de que a madeira laminada cruzada oferece muitas vantagens para a sua construção, mas existem alguns cuidados importantes para garantir a instalação correta e a preservação do material.
Confira alguns desses cuidados:

  • Proteção para a madeira

Uma grande preocupação quando utilizamos qualquer tipo de madeira nas construções é em relação ao desgaste causado pelas ações externas. O material pode sofrer danos por conta das chuvas, exposição ao sol ou acúmulo de umidade, por exemplo, por isso é bastante comum aplicá-lo apenas na parte interna da casa.
Apesar disso, como já falamos neste post, a madeira laminada cruzada é uma excelente opção para substituir o concreto e pode funcionar como parede ou telhado. Nestes casos, a boa notícia é que proteger o material é mais simples do que parece: existem diversos produtos disponíveis no mercado e que você mesmo pode aplicar.
As tintas minerais são indicadas para ambientes externos, já os óleos vegetais são excelentes opções para proteger paredes internas. A dica é seguir as instruções de aplicação do fabricante e repetir o processo com uma certa frequência – fazer uma manutenção a cada cinco anos é uma boa pedida.

  • Atenção ao projeto

O projeto que antecede a produção das placas de CLT merece uma atenção especial para evitar erros. Isso porque uma vez produzidas as peças, não é mais possível fazer ajustes.
Cada detalhe deve ser cuidadosamente calculado ainda na fábrica para que cada peça saia de lá pronta para o encaixe perfeito na obra. O nível de precisão é tanto que considera um índice de erro de apenas dois milímetros.
Exatamente por conta dessa necessidade de traçar um projeto detalhado, essa primeira etapa pode ser um pouco mais demorada. Já a produção em si e a instalação da madeira laminada cruzada na construção costumam ser bem rápidas.

  • Considere toda a estrutura da construção

Para desenvolver um projeto o mais próximo possível da perfeição é preciso levar em conta toda a parte estrutural da construção. A precisão das peças depende também da combinação correta de materiais utilizados nas fundações, evitando assim problemas graves de infraestrutura.
Neste contexto, é essencial destacar também a importância de um projeto arquitetônico bem desenvolvido, que vai ajudar a calcular os detalhes da maneira correta e garantir uma boa execução da obra. Contar com um profissional vai assegurar a combinação estrutural ideal para um projeto com CLT.

Gostou de conhecer a madeira laminada cruzada? O material dá um toque todo especial para a construção e pode trazer muitos benefícios para a sua casa, basta aplicar nossas dicas de uso para garantir uma decoração moderna e sofisticada.
Aproveite para conferir outras dicas de decoração aqui no blog da ArqFuke e transforme a sua casa com detalhes únicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *