casinhas para abelhas

DIY: aprenda a fazer casinhas para abelhas e ajude o meio ambiente!

Já pensou em receber visitantes voadores bem especiais em casa e ainda contribuir para o meio ambiente? Pois uma empresa de móveis não só pensou, como colocou a ideia em prática e disponibilizou para quem quiser um tutorial exclusivo sobre como fazer casinhas para abelhas!
Além de serem um lindo complemento para o paisagismo do seu jardim, as pequenas casinhas de madeira podem ajudar na preservação da espécie e na polinização – tarefa muito importante desenvolvida pelas abelhas e que garante nossos alimentos.
Quer saber mais sobre essa ideia? Então vem com a gente entender como funciona o projeto Bee Home e o que você precisa para fazer as suas casinhas de abelhas!

Como fazer casinhas para abelhas?

Antes de entendermos como fazer as casinhas de abelhas, vamos fazer uma breve introdução ao projeto Bee Home, responsável por disponibilizar os modelos dessa moradia tão importante para nossas amiguinhas voadoras.
Mais a frente vamos te contar tudo sobre o projeto, mas já podemos adiantar que ele foi criado pela Ikea, famosa empresa sueca de móveis e acessórios. Você já deve ter ouvido falar sobre ela, não é mesmo? Pois é, através de parcerias com arquitetos e designers, as casinhas para abelhas surgiram e agora estão disponíveis de forma totalmente gratuita na internet!
É isso mesmo: você pode ter acesso a tudo sem pagar por nada e nós vamos te contar como agora. Olha só:

1. Acesse o site do projeto Bee Home

Os envolvidos nesta ideia incrível criaram um site exclusivo para o projeto Bee Home, no qual você pode encontrar o arquivo completo com as instruções de montagem e ainda descobrir pontos do mundo onde as casinhas já foram instaladas. Bem legal, não é mesmo?
Neste contexto, o primeiro passo é acessar o site do projeto e clicar na aba “Design” localizada na parte superior da página. Ao clicar, um desenho animado vai surgir com algumas opções personalizáveis, sobre as quais vamos falar no item seguinte.

2. Escolha as especificações da sua casinha

O desenho animado traz informações sobre as características da sua casinha e você pode personalizar cada uma delas para deixar tudo do jeitinho que preferir, adaptando o item ao espaço disponível.
Vale lembrar que o site está em inglês, mas é bastante interativo, portanto fácil de compreender. Nesta página, por exemplo, você vai encontrar as opções “Height”, “Storeys” e “Position”, que significam “Altura”, “Andares” e “Posição”, respectivamente.
Portanto, você vai poder selecionar a altura desejada para a sua casinha, a quantidade de andares – que pode variar entre dois e nove – e ainda a posição em que vai instalar o modelo – você pode escolher entre as opções “em pé”, “aterrada” ou “fixa”.

3. Baixe o projeto e as instruções

Uma vez escolhidas as características da sua casinha para abelhas, é hora de baixar o arquivo com projeto personalizado e todas as instruções de montagem. O material é bem completo, então não tem desculpa, viu?
Além do design da casinha, os arquivos ainda trazem indicações de materiais para a construção e dicas para melhorar o entorno do local onde as casinhas serão instaladas. Ah, você ainda encontra orientações de manutenção para que a sua casinha possa abrigar abelhas durante muitos anos. Muito legal, não é mesmo?

4. Hora de colocar em prática!

Com todo o design, dicas de montagem e indicações de material em mãos, é hora de colocar o projeto Bee Home em prática e criar a sua casinha para abelhas. Aqui você tem duas opções: colocar a mão na massa ou levar o projeto para um marceneiro.
As casinhas são lindas e podem ficar com visual mais completo se feitas por um profissional, mas se aventurar e fazer você mesmo pode ser muito divertido também!

5. Cuide da sua casinha com muito carinho

Como já falamos no item 3 desta lista, o material disponível para download traz também dicas para a manutenção das casinhas de abelhas, lembra? Para que o seu projeto dure por muito tempo e realmente seja lar desses insetos tão importantes para o meio ambiente, é essencial cuidar das instalações.
Os cuidados são bem simples, mas já devem começar antes mesmo da produção: o primeiro passo é escolher um material de qualidade para construir a casinha. Depois, o cuidado maior é com a limpeza, que deve ser feita a cada três anos, conforme indicado nas dicas de manutenção.

Sobre o projeto Bee Home

O projeto Bee Home surgiu como parte de uma campanha de marketing, intitulada “Wildhomes for Wildlife”, com o objetivo de destacar a responsabilidade com a sustentabilidade da empresa recém inaugurada em Greenwich, Inglaterra.
A ideia foi propor a utilização de peças antigas da rede a arquitetos, artistas e designers, que deveriam usar os materiais para construir moradias para abelhas e outros pequenos animais, como pássaros e morcegos.
A partir daí, surgiu o projeto Bee Home, desenvolvido em parceria com o centro de inovação externa da Ikea, o SPACE10. As casinhas de abelhas foram idealizadas em conjunto com o estúdio Bakken & Bæck e a designer Tanita Klein.
Colocar uma casinha para abelha no seu jardim pode parecer uma atitude muito simples, mas na verdade faz toda a diferença para o ecossistema e preservação do meio ambiente. Isso porque 90% das plantas com flores dependem da polinização, inclusive espécies que fazem parte da nossa mesa no dia a dia.
Frutas como maçã, melão, abacate e tangerina são alguns exemplos de plantas que dependem da polinização para se reproduzir. Já deu para entender a importância que uma pequena casinha de abelha pode ter, certo?

Então, está pronto para colocar as dicas em prática? Não esqueça de cultivar algumas flores e plantas no entorno da casinha para atrair as abelhas e criar um ambiente especial para elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?