projeto de interiores

7 motivos para fazer um projeto de interiores

Agora que passamos ainda mais tempo em casa, percebemos cada vez mais a importância de ambientes organizados e otimizados para o nosso bem-estar, não é mesmo? É exatamente por isso que nós decidimos conversar com você sobre a importância do projeto de interiores.
Ao longo deste post, você vai entender o que é e quais são as vantagens do projeto de interiores. Vamos descobrir como ele pode transformar a sua vida? Então continue a leitura!

Entenda o que é o projeto de interiores

Muita gente confunde o projeto de interiores com a decoração, mas o serviço vai muito além disso e funciona como um complemento para o projeto arquitetônico. Claro, a decoração e a estética dos ambientes fazem parte do planejamento, mas o principal objetivo é criar espaços mais funcionais e confortáveis, garantindo uma melhor utilização da casa.
Ter ambientes aconchegantes em casa é essencial para o seu bem-estar, por isso esse investimento pode impactar muito positivamente na sua qualidade de vida. Ah, e você ainda pode economizar bastante com o design de interiores, sabia?
Se você quer entender como isso é possível, continue com a gente até o final deste conteúdo!

7 motivos para um projeto de interiores

1. Economia para o bolso sem abrir mão da qualidade

Vamos começar essa lista por um item muito importante: o lado financeiro do design de interiores. Ao contrário do que muita gente acredita, você não precisa gastar uma fortuna com o projeto e, na verdade, ainda pode acabar economizando uma boa quantia.
Isso porque o trabalho do profissional inclui avaliar materiais, equipamentos e móveis com o melhor custo-benefício para você. Ele vai indicar as melhores opções dentro da sua possibilidade financeira e de acordo com as suas necessidades: isso tudo sem deixar a qualidade ou a estética de lado, viu?

2. Valorização do imóvel

Um projeto de interiores desenvolvido por profissionais especializados faz toda a diferença no seu lar, não só esteticamente, mas financeiramente também. Isso porque o design planejado adiciona particularidades importantes na casa e contribui muito para a valorização do seu imóvel.
Um layout funcional, acabamentos bonitos e de qualidade, móveis e detalhes decorativos harmônicos chamam a atenção em qualquer imóvel, não é mesmo? Por isso ao fazer um projeto de interiores você agrega valor, garantindo um excelente patrimônio financeiro e ainda pode obter um lucro significativo com a venda da casa no futuro.

3. Melhor aproveitamento do espaço

Muito além da decoração e dos detalhes de acabamento, um projeto de interiores vai aproveitar cada espaço da sua casa da melhor maneira possível. Para trazer funcionalidade, o profissional analisa todo o layout do imóvel e define a melhor distribuição de móveis, objetos e equipamentos para os cômodos.
Isso é uma ótima alternativa para espaços pequenos, pois o projeto ajuda a otimizar os ambientes ao utilizar técnicas capazes de trazer uma sensação de amplitude e tornar a área mais prática mesmo com pouca metragem, garantindo também uma boa circulação nos cômodos.

4. Muito mais conforto para você

Nós passamos grande parte de nossas vidas dentro de casa, certo? Por isso é muito importante criar um espaço confortável e esse é exatamente um dos objetivos do design de interiores: criar espaços alinhados aos seus gostos pessoais e adequados para as suas necessidades, sempre buscando a melhor relação do espaço com os moradores.
Para conseguir este resultado, o profissional vai muito além da parte estética e analisa detalhes como a ventilação, iluminação, sonoridade, praticidade e muitos outros pontos. Os conhecimentos técnicos do arquiteto serão capazes de te auxiliar na escolha dos materiais, cores nos ambientes, equipamentos e mobiliários de acordo com aquilo que melhor se adequa aos ambientes do seu lar e pode trazer mais qualidade de vida a você.

5. Mais praticidade no dia a dia

Já deu para perceber que um dos grandes benefícios do projeto de interiores é trazer mais praticidade para o seu dia a dia, certo? A ideia é buscar soluções funcionais para aproveitar e otimizar cada espaço da casa, facilitando a sua rotina e, claro, a sua relação com os ambientes.
Por isso, a análise de todos os pontos já citados nos itens anteriores – e de muitos outros – faz com que o projeto seja muito mais completo do que parece. Isso é muito importante para montar uma casa realmente adaptada para a sua rotina.
Um bom projeto vai considerar até mesmo questões como ergonomia, sustentabilidade e facilidade de manutenção para os espaços. Sendo assim, o investimento te ajuda a aproveitar a casa por muito mais tempo da melhor maneira possível, diminuindo as necessidades de reformas no futuro.

6. Espaços com a sua cara

Fazer um projeto de interiores é uma excelente oportunidade de criar ambientes personalizados e deixar a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou – tudo isso sem precisar desembolsar uma fortuna, como já te explicamos no primeiro item dessa lista.
Antes de desenvolver o seu projeto, o arquiteto vai fazer uma espécie de entrevista para entender não só as suas necessidades diárias, mas também seus gostos pessoais. Neste bate-papo você vai poder compartilhar todas as suas vontades e expectativas para casa.
A partir daí, o profissional alinha seus desejos às suas necessidades, buscando soluções eficazes e que cabem no seu orçamento, sem prejudicar a estética ou a qualidade dos detalhes.

7. Adequação da casa para suas necessidades

Deu para entender a importância do design de interiores para adequar a casa às suas necessidades, certo? Essa é realmente uma das principais vantagens do projeto de interiores, por isso vamos nos aprofundar neste ponto para finalizar a nossa lista.
Além de otimizar o espaço e facilitar o seu dia a dia, esse cuidado com a adaptação da casa é essencial para garantir também a sua segurança. Isso porque o profissional vai indicar materiais adequados para cada ambiente e para as demandas de cada morador.
Se você tem uma área externa com piscina, uma escada ou um deck, por exemplo, o arquiteto vai planejar cada detalhe para evitar acidentes nestes locais, garantindo a segurança e o conforto de todos. Isso é indispensável, principalmente para quem tem idosos ou crianças dentro de casa.

Viu só quantas vantagens um projeto de interiores pode trazer? Se você ainda ficou com alguma dúvida e quer transformar o seu lar, é só entrar em contato com a equipe do escritório de arquitetura ArqFuke!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?