Construção sustentável: confira ideias para usar na sua casa

Por economia, qualidade de vida, saúde e preservação dos recursos naturais, temos que adotar soluções sustentáveis em nossa rotina. Até mesmo na hora de construir ou reformar sua casa: a busca por uma construção  sustentável cresce cada vez mais.

Por isso separamos algumas dicas de soluções sustentáveis que te ajudarão a economizar e a preservar o meio ambiente sem precisar abrir mão do conforto. Confira!

construção sustentável

Como usar sustentabilidade na construção?

  1. Projeto Arquitetônico e Planejamento da Obra

Se você vai construir ou reformar a sua casa, contrate um arquiteto para desenvolver um projeto arquitetônico com soluções sustentáveis. Ele projetará espaços saudáveis, garantindo qualidade de vida.

Além de proporcionar economia, um profissional desenvolve opções que harmonizam o ambiente interno e o ambiente externo, incluindo técnicas que aproveitam melhor as condições climáticas da região e promovam o aumento da eficiência energética, bem como a redução do impacto da obra na natureza.

No projeto, o dimensionamento correto da quantidade de materiais, a utilização da luz natural para reduzir custo com iluminação, bem como o uso da ventilação natural e a definição correta dos materiais ajudam a reduzir ou amentar a carga térmica da casa, conforme a necessidade do espaço.

Na execução da obra pode-se aumentar a eficiência energética aproveitando os recursos naturais, diminuindo o desperdício e o lixo gerado durante a construção, por meio de fontes renováveis de energia que não agridem o meio ambiente.

  1. Energia Solar Fotovoltaica

Uma das soluções sustentáveis utilizadas visando economia e preservação da natureza é a energia solar fotovoltaica.

Esse tipo de energia capta a radiação solar nos painéis fotovoltaicos instalados nos telhados e, por meio de um inversor, transforma essa energia eletromagnética em elétrica para abastecer a residência.

Esse sistema é cada vez mais utilizado em casas e apartamentos, pois além de ter uma grande vida útil (em torno de 25 anos em sua eficiência máxima), você pode economizar até 95% em sua conta mensal dependendo da capacidade de produção instalada.

  1. Reutilização de água

Economizar água é uma das soluções primordiais para a sua construção sustentável. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do reuso de água.

Reutilizar a água desperdiçada em torneiras e descargas, por exemplo, traz uma economia gigante para a sua conta mensal e ainda contribui para a preservação de recursos naturais.

Você pode armazenar essa água e utilizá-la para lavar carros, pátios externos ou para regar as plantas do jardim (desde que não tenha produtos químicos na água).

  1. Aproveitamento de água de chuva

Outra maneira de reaproveitar a água é coletar e armazenar a água da chuva. Essa é uma das soluções sustentáveis mais simples de executar e que traz muita economia também.

Uma vez armazenada, você pode utilizar essa água na limpeza da casa, na máquina de lavar roupas, na piscina ou ainda na descarga dos vasos sanitários.

  1. Aquecimento solar para água

Para fazer o uso sustentável de energia, uma opção é optar pelo aquecimento solar para o sistema de água da sua casa.

A água de chuveiros, lavatórios e piscina podem ser aquecidas através de placas coletoras no telhado, que absorvem a radiação solar.

Desta forma você tem uma grande economia da sua conta de energia e ainda contribui para o meio ambiente.

Faça o seu projeto com um escritório de arquitetura qualificado!

Para ter um projeto de construção sustentável de qualidade você precisa contar com um escritório de arquitetura especializado.

A ArqFuke é membro do GBC (Green Building Brasil), que é responsável pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Design Ambiental, traduzido para o português) no Brasil.

Temos todo o conhecimento técnico para desenvolver um projeto arquitetônico sustentável para você, de acordo com as suas necessidades.

Acesse o site para conferir nossas obras e projetos na aba portfólio!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *