Parede colorida

Pintura: saiba mais sobre a influência das cores nos ambientes

A escolha das cores que darão vida às paredes do seu lar é um passo importantíssimo e que deve ser pensado com muita cautela, afinal, muito mais que estética, as cores podem nos causar diferentes percepções e emoções. Saiba mais sobre a influência das cores nos ambientes e descubra quais cores utilizar em cada cômodo!

A psicologia das cores

Segundo o livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, cores e sentimentos estão ligados em cada um de nós, seja por vivências da infância ou da vida adulta, sendo capazes de despertar grandes sentimentos, sendo alguns deles:

  • Criar diversas sensações em ambientes;
  • Influenciar nosso humor e emoções;
  • Aquecer ou esfriar os ambientes;
  • Estimular nossos sentidos, encorajando o relaxamento, o trabalho, a diversão ou mesmo a movimentação.

Cores e ambientes

Descubra quais cores você deve preferir para pintar os ambientes do seu lar e o que causam. Continue a leitura!

Amarelo

O amarelo é uma cor quente e tem a capacidade de trazer a sensação de calor, estimulação, elevação de ânimo, iluminação e vivacidade.

Essa cor também estimula o apetite e as atividades que envolvam intelectualidade, podendo ser utilizada em ambientes que precisam de atividade, como cozinhas ou escritórios.

Azul

Considerada uma cor fria, o azul causa a sensação de profundidade no ambiente. É uma cor sedativa que estimula a paz e a serenidade.

O azul é bastante indicado para ambientes que precisem ou representem relaxamento, como quartos. É importante se atentar aos tons, pois o azul mais claro é capaz de transmitir alegria, enquanto o azul escuro transmite profundidade.

Verde

O verde traz a sensação de repouso ao ambiente, simbolizando saúde, bem-estar, segurança, suavidade e calmaria.

Devido a sua facilidade de composições e combinações, essa cor é muito utilizada em ambientes diversos, especialmente em quartos, salas de estar e escritórios.

Vermelho

O vermelho é considerado uma cor quente e é capaz de estimular as emoções, animar, realçar a confiança, a agilidade e a força de vontade, auxiliando até mesmo na tomada de iniciativas.

Além disso, o vermelho inibe medo e preocupações, porém, em grandes quantidades pode causar nervosismo, por isso, deve ser usado com cuidado.

O vermelho-escuro dá a impressão de seriedade, respeito e ostentação do ambiente. Pode ser usado em escritórios. O vermelho mais saturado dá a sensação de afeto, podendo ser utilizado para pintar detalhes de salas e quartos.

Branco

Simplicidade, pureza, limpeza e luminosidade são as sensações mais evidentes causadas pela cor branca nos ambientes.

Além de combinar com tudo, essa cor dá a impressão de ordem e organização ao ambiente, podendo ser utilizada em qualquer espaço. A decoração minimalista faz muito uso do branco.

Preto

E por fim, mas não menos importante, a cor preta. Ela é sofisticada e é capaz de absorver toda a luz, por isso, esquenta bastante o ambiente. Pode ser usada em qualquer espaço que seja mais ventilado.

Transmite a sensação de prudência, imponência e seriedade, mas pode ser combinada com outros tons, afinal, assim como o branco, a cor preta também combina com tudo.

 

Já decidiu qual cor será utilizada para pintar o seu lar? Seja para projetos arquitetônicos, projetos de interiores ou paisagismo, você pode contar com o auxílio da Arqfuke! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?
Powered by