Cozinha organizada com projeto de interiores

Projeto de interiores: aprenda a criar ambientes personalizados

Ter cada ambiente da casa decorado conforme sua personalidade pode parecer algo difícil e até mesmo trabalhoso, né? A verdade é que de fato, realizar todo esse processo se torna trabalhoso quando não se tem a ajuda de um profissional especializado em projetos de interiores.

Isso acontece porque não basta ter muita personalidade e uma ideia daquilo que você quer em mente, dependendo da complexidade do projeto, também será necessário saber como, onde e qual o momento certo para executá-lo. Dessa forma, no fim do trabalho tudo estará perfeito conforme você imaginou.

Se você está aqui, com certeza é porque quer aprender, ter novas ideias ou saber como pode fazer para criar ambientes personalizados, certo? Então continue a leitura, pois vamos começar a ajudar você com algumas dicas preciosas de decoração para cada principal cômodo de uma casa! E ah, não se esqueça: contar com a ajuda de um arquiteto é o que garantirá o sucesso final do seu projeto!

 

Saiba um pouco mais sobre projetos de interiores

Antes de partirmos para as dicas, que tal saber um pouco mais sobre o que é um projeto de interiores e como ele funciona na prática?

Também chamado de design de interiores, o projeto de interiores é uma técnica cenográfica e visual que tem como objetivo a decoração de ambientes internos.

Ao contratar um profissional especializado em planejamento de interiores, ele ficará responsável por planejar ambientes, combinar elementos e organizar espaços de maneira que se tornem funcionais para o dia a dia.

Para realizar o trabalho, o profissional utiliza elementos como cortinas, tapetes, quadros, móveis, objetos e acessórios diversos para harmonizar o ambiente escolhido. Cores, iluminação e acabamento também são elementos coringas na hora de transformar ambientes em lugares bonitos, cheios de personalidade e praticidade. E é claro, tudo isso sempre considerando os gostos e o orçamento do cliente!

Também é trabalho do profissional de projetos de interiores administrar totalmente o projeto. Isso quer dizer que ele será o responsável por definir, organizar e coordenar o trabalho de outros profissionais que poderão estar envolvidos, como eletricistas, pintores e marceneiros, por exemplo. Dessa forma, você fica livre de burocracias.

 

Como criar ambientes personalizados?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre projetos de interiores, chegou o momento de partir para as ideias! Acompanhe abaixo as dicas que selecionamos conforme quatro principais cômodos de uma casa ou apartamento: cozinha, sala, banheiro e quarto.

 

Cozinha

Indiferente do tamanho, a cozinha é essencial em qualquer casa ou apartamento. Antes utilizada apenas para preparar comida e fazer as refeições, hoje em dia a cozinha passou a ser um ponto de encontro – por isso, muitas vezes ela é integrada à sala.

Se antes uma cozinha organizada e convidativa já era essencial para manter a boa estética do lar, atualmente passou a ser essencial que um planejamento de interiores seja feito para transformá-la em um ambiente perfeito.

Por incrível que pareça é possível montar uma cozinha bonita, moderna, organizada, funcional e, é claro, barata. Para isso, cada espaço deve ser aproveitado para que seja inserida uma ambientação personalizada e única. Acompanhe abaixo!

 

1) Utilize o que a cozinha já oferece

Aproveitar aquilo que a cozinha já oferece é muito importante para evitar gastos desnecessários, como por exemplo ter que mudar tubulações ou disposições de tomadas. O ideal é que esse tipo de movimentação não aconteça, por isso, o auxílio de um projeto de interiores feito por um profissional especializado é essencial para evitar dores de cabeça.

Depois de analisadas todas as disposições de tubulações e tomadas, a adaptação dos eletrodomésticos e móveis seguindo o padrão já disponível na cozinha pode ser pensado.

 

2) Pense na funcionalidade

De nada adianta ter uma cozinha linda e toda personalizada, se não existir funcionalidade no ambiente. Por isso, preze pelo bonito, mas também pelo prático e funcional para que sua cozinha não fique sem espaço. Não se preocupe, pois nessa fase do projeto de interiores o arquiteto responsável auxiliará você!

O essencial em uma cozinha é a pia, fogão, geladeira e, se for do seu agrado, um micro-ondas. O restante dos aparelhos e dos itens servirão como complementos da decoração – mesa, cadeiras e até mesmo as panelas podem servir para decorar.

 

3) Invista em prateleiras

Especialmente se a sua cozinha for pequena, investir em prateleiras é uma excelente estratégia para ganhar espaço, ter mais lugares para guardar seus utensílios e de quebra decorar a sua cozinha de maneira única. Se você não quer gastar com prateleiras, uma segunda opção são os varões com ganchos que podem ser utilizados para pendurar.

Indiferente da sua escolha, o legal aqui é colocar itens coloridos e diferentes para compor o ambiente. Uma ideia muito bacana é comprar todos os seus utensílios da cozinha de uma única cor ou cores contrastantes.

 

Sala

Assim como a cozinha, a sala é um ambiente de confraternização e muitas vezes é, também, o primeiro lugar da casa ou apartamento a ser visualizado ao entrar. Por isso, ter uma sala bem organizada e personalizada com a sua cara é essencial para causar uma boa impressão quanto ao resto da casa.

Um projeto de interiores bem feito para a sala pode causar uma diferença gritante, sendo possível até mesmo fazer com que ela pareça maior do que é e muito aconchegante – exatamente como uma sala deve ser!

 

1) Saiba as medidas da sua sala antes de ir às compras

Antes de investir em novos móveis ou itens para a sua sala, tenha em mente que é essencial saber exatamente quais são as medidas dela para que erros não aconteçam e materiais não sejam desperdiçados – e nem o seu dinheiro.

Para isso, você pode contar com a ajuda do arquiteto responsável pelo seu projeto de interiores.

 

2) Menos é mais

Se sua sala não é tão grande, o melhor a se fazer na hora de criar um ambiente personalizado é não exagerar nos detalhes e muito menos nos itens dispostos, senão, poderá ficar carregado.

Espaços menores precisam de fluidez, por isso, não fuja muito daquilo que é essencial em uma sala: rack ou estante, tv, sofá e cortinas. Para cada um desses itens citados, existem inúmeros artigos modernos e diferentes que podem dar um up no seu ambiente.

Mas se ainda assim você não está satisfeito e quer dar ainda mais personalidade, foque nas paredes. Quadros diferentes, fotos da família e até mesmo plantas podem ser penduradas para deixar o espaço ainda mais bonito.

 

3) Use espelhos na decoração

Você sabia que é possível deixar a sua sala com cara de mais espaçosa e sem precisar quebrar nenhuma parede? Utilizando espelhos isso é possível!

Muito utilizado em restaurantes e hotéis, esse truque com espelhos faz com que nossos olhos vejam o ambiente maior e mais iluminado do que ele realmente é. Para conseguir esse efeito, basta colocar espelhos em pontos estratégicos da sala, preferencialmente em locais que você quer que chamem a atenção. Depois, é só deixá-los fazer a mágica.

 

Banheiro

Muitas vezes esquecido ou deixado de lado, o banheiro é um ambiente que pode – e deve – ser decorado para ter mais personalidade e combinar com o restante da casa. Afinal de contas, você não quer ter uma casa impecável com um único cômodo desleixado, né?

 

1) Saiba escolher os acessórios

Como geralmente são ambientes pequenos, a decoração dos banheiros deve acontecer em seus detalhes.

Se forem escolhidos com atenção, simples objetos, como frascos de sabonete, ganchos, saboneteira, suportes de toalhas e até mesmo o próprio chuveiro, podem dar o toque de personalidade que faltava ao seu banheiro.

Escolher todos os acessórios de uma única cor, combinando ou contrastando com o restante da decoração também é uma ótima forma de deixar o espaço mais organizado.

Ah, as toalhas de rosto e banho também podem ajudar a compor a decoração, por isso, escolha com sabedoria!

 

2) Utilize móveis diferentes

Você sabia que hoje em dia existem muitos modelos e cores de gabinetes diferentes à venda no mercado? O mercado de móveis para banheiro cresceu e você pode encontrar desde gabinetes feitos em mármore, até peças de madeira. Por isso, dê adeus à velha e conhecida pia branca tradicional!

Para deixar seu banheiro ainda mais bonito, você pode trocar todos os itens dispostos nele, como lixeira e cesto de roupa suja, por outros que combinem com o gabinete e acessórios escolhidos.

3) Compre nichos e prateleiras para ganhar espaço

Para acabar com o dilema dos banheiros pequenos que não cabem nada, você pode fazer como fez na cozinha: comprar nichos e prateleiras que servirão tanto para deixar o espaço mais fluido, como para decorar.

Por não ocuparem muito espaço, você poderá facilmente instalá-los acima do vaso sanitário ou em paredes livres. Mas atenção: não saia furando qualquer parede, a não ser que você queira uma inundação no seu banheiro!

 

Quarto

O quarto é o ambiente da casa que deve passar tranquilidade, conforto e aconchego, pois é onde você descansará.

Mesmo se for pequeno, não é impossível decorá-lo de maneira que fique cheio de personalidade e bonito, muito pelo contrário. Tudo o que você precisa é de um projeto de interiores!

 

1) Prefira cores claras

Como já falamos em um post do blog e você pode conferir clicando aqui, as cores têm influência direta no nosso humor e em como percebemos as coisas ao nosso redor. Por isso, é muito importante que as cores do seu quarto sejam escolhidas sabiamente.

Além de fazerem o espaço parecer maior do que realmente é, as cores claras também têm o poder de trazer mais claridade, sensação de limpeza e serenidade para o ambiente.

Para cortinas e roupas de cama, você pode investir em tons pastéis ou aqueles mais puxados para a cor palha. E tudo isso resulta em sabe o que? Noites bem dormidas!

 

2) Invista em móveis planejados

Além de estarem super em alta, os móveis planejados deixam tudo organizado e fazem com que o espaço do ambiente seja melhor aproveitado, por isso, pode ser uma ótima ideia se o que você busca, além de personalidade, é organização.

Em conjunto com seu arquiteto, você poderá pensar em prateleiras, móveis e guarda-roupas para o seu quarto, conforme a sua necessidade – e o seu bolso.

 

3) Utilize as paredes

De vez em quando deixadas de lado, as paredes são ótimas quando o assunto é decoração. No caso dos quartos, elas podem ser utilizadas para muito mais que pendurar fotos e quadros – embora essa seja uma opção válida.

De abajur e luminárias, até plantas: tudo é possível se seu planejamento de interiores for feito por um profissional capacitado!

 

Gostou do nosso post e não vê a hora de criar o seu ambiente personalizado? Então entre em contato com a gente! Nosso escritório de Arquitetura está localizado em Mogi das Cruzes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?
Powered by