horta em casa

Conheça a cidade em que cada habitante tem uma horta em casa e aprenda a fazer a sua!

Já imaginou viver em uma cidade na qual todos os habitantes têm a sua própria horta em casa? Na Suíça isso é uma realidade e hoje nós vamos te contar como a ideia pode se tornar realidade aí no seu lar também!

Ao longo deste post você vai conhecer um pouco mais sobre a história de Les Avanchets, a cidade com jardins urbanos para cada habitante, e ainda descobrir como criar a sua horta caseira! Pronto para começar? Então vamos lá!

Os jardins urbanos de Les Avanchets

Usar plantas na decoração da casa já se tornou uma grande tendência, mas já imaginou fazer desse complemento decorativo uma alternativa mais sustentável e saudável para o seu dia a dia? As hortas caseiras são excelentes opções para garantir uma alimentação mais equilibrada e ainda dar aquele toque especial aos ambientes da casa.

Em Les Avanchets, cidade localizada na Suíça, essa ideia já é bem comum: por lá, cada habitante tem a sua própria horta! Os famosos jardins urbanos da cidade contribuem para hábitos mais sustentáveis e uma melhor qualidade de vida. 

Você deve estar se perguntando como este hábito surgiu na cidade, certo? Calma que a gente te conta tudo: logo após a Primeira Guerra Mundial, muitos países europeus doaram lotes de terras para que os moradores pudessem recomeçar suas vidas. Assim a agricultura teve um forte desenvolvimento por lá, inclusive nas cidades da Suíça.

Les Avanchets mantém o legado até hoje, perpetuando métodos sustentáveis e ensinando os hábitos desde a infância para os seus moradores. Para se ter uma ideia, já são mais de 50 mil hectares de jardins urbanos cultivados na cidade. Incrível, não é mesmo?

Saiba como fazer uma horta em casa!

Sabendo dessa história dá até vontade de cultivar um jardim urbano também, não é mesmo? Se esse desejo também apareceu por aí, pode se preparar para colocar a mão na massa, pois nós vamos te ensinar a montar uma horta incrível em casa!

Anote essas dicas: 

1. Escolha um local apropriado

O primeiro passo é escolher um cantinho da casa para montar a sua horta. É preciso analisar o espaço com cuidado para garantir que as suas plantinhas recebam tudo que precisam para crescer de forma saudável.

A dica é buscar um local com entrada de luz solar, já que grande parte das espécies cultivadas em hortas costuma ter uma grande necessidade dessa iluminação para se desenvolver. Certifique-se também de escolher um cantinho com espaço suficiente para suas ervas, hortaliças e temperos crescerem sem atrapalhar a circulação do seu lar.

Isso não significa que você precisa de um grande quintal para montar a sua horta em casa, ok? As plantinhas podem se desenvolver muito bem em apartamentos e espaços menores, basta adaptar a estrutura da horta – vamos te contar como fazer isso mais a frente, por isso não deixe de acompanhar o post até o final.

2. Selecione suas espécies favoritas

Com o lugar definido, é hora de escolher quais plantinhas você deseja cultivar na sua horta. Vale selecionar os seus temperos favoritos, aquela erva para fazer um cházinho ou até mesmo algumas hortaliças e frutas.

Separamos algumas sugestões para você, olha só:

  • Alecrim
  • Manjericão
  • Hortelã
  • Tomate cereja
  • Orégano

Lembre-se de pesquisar as necessidades de cada espécie para encontrar as melhores opções para o seu lar. Procure as plantas ideais para ambientes internos, assim você garante bons resultados para sua horta.  

3. Monte o espaço e aproveite o que já tem em casa

Agora que você já tem as suas ervas, hortaliças e temperinhos em mãos, só falta montar o espaço para plantá-las, certo? Essa parte pode parecer trabalhosa, mas na verdade é muito mais fácil do que você imagina – e também pode ser muito mais barata do que você pensa. 

Existem várias maneiras de montar a sua horta em casa, mas para escolher a ideal é preciso analisar o espaço disponível. Se você tem uma área maior, canteiros, caixotes ou vasos espalhados (criando o famoso efeito de urban jungle) vão funcionar, mas se você mora em um apartamento ou tem um espaço menor para o cultivo, as hortas verticais podem ser uma boa opção. 

Outra boa maneira é optar pelos vasos pendentes ou fazer uma versão minimalista dos jardins urbanos: escolha poucos temperos e coloque-os no balcão da cozinha. 

4. Hortas verticais são ideais para espaços pequenos

Como falamos no item anterior, as hortas verticais são ideais para quem não tem muito espaço disponível em casa. Já que elas ficam presas à parede, você não terá nenhum problema com a circulação dos ambientes. 

Para montá-las, você pode utilizar materiais que já tem em casa ou opções bem acessíveis como paletes, madeiras antigas ou ainda suportes de metal presos à parede. As escadas também são boas alternativas e podem criar ambientes personalizados, trazendo mais charme à decoração com um toque rústico: basta colocar seus vasinhos nos degraus da escada e você terá um visual surpreendente!

5. Fique atento aos cuidados de cada espécie

Não há dúvidas de que o plantio exige uma atenção especial, mas é preciso ressaltar a importância dos cuidados diários com a sua horta. Cada espécie possui necessidades específicas com relação a luz solar, adubagem, podas, regas e colheita.

Ao comprar suas hortaliças e temperos, é possível pesquisar essas informações e até mesmo conferir algumas delas nas embalagens das sementes e mudas. Além disso, procure acompanhar o desenvolvimento da sua horta bem de perto para identificar pragas ou outros problemas o quanto antes e evitar a perda das suas plantinhas. 

Essas plantas costumam ser bem resistentes, mas isso não significa que elas não precisam da sua atenção, ok? Lembre-se de dedicar o seu tempo e cuidar da sua horta com muito carinho, assim logo você poderá colher belos resultados dessa dedicação. 

Ter uma horta caseira ficou bem fácil depois destas dicas, não é mesmo? Agora é só colocar tudo isso em prática e se juntar aos moradores de Les Avanchets, criando o seu próprio jardim urbano e adotando hábitos mais sustentáveis.

Aqui no blog do ArqFuke você encontra outros conteúdos especiais que vão te ajudar a criar um paisagismo incrível em casa. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?