Como escolher o terreno para construir imóvel

As decisões importantes na hora de construir a tão sonhada casa própria já começam com a escolha do terreno. Saber como escolher um terreno para construir é essencial para o sucesso da obra.

Para conseguir o resultado desejado, você precisa acertar na escolha do terreno e no desenvolvimento do projeto, lembrando que tudo isso deve ser pensado de acordo com o seu orçamento.

Pensando nisso, separamos 4 dicas imperdíveis para te ajudar na busca pelo terreno ideal para construir. Continue a leitura para conferir!

Como analisar um terreno para construir?

Antes mesmo de definir o seu projeto arquitetônico com um profissional, você precisa encontrar um bom terreno adequado para sua construção. Esta escolha vai muito além da localização do espaço e demanda a análise de alguns detalhes.

Para te ajudar a entender como analisar um terreno para construir, vamos começar com uma dica básica: defina o seu orçamento e tenha em mente suas expectativas para a casa.

Depois disso, o mais indicado é buscar um profissional que possa te orientar e produzir o melhor projeto para você. Vamos falar melhor sobre isso nas dicas a seguir.

Encontre o terreno ideal para construir!

Para te ajudar a encontrar o terreno ideal para construir, separamos dicas valiosas para você colocar em prática no momento de analisar os terrenos antes da compra.

Saiba como analisar um terreno para construir:

1.     Entenda a topografia do lote

Esse detalhe técnico faz toda a diferença e pode afetar o valor do terreno, assim como a qualidade da construção. Analisar a topografia significa verificar a inclinação do lote, que pode ser dividida em 3 modalidades: leve aclive, leve declive e terreno plano.

Dentre eles, a terceira opção é a que possui mais vantagens e facilita a execução das obras, sem custos extras. Um arquiteto pode te ajudar a identificar melhor a topografia.

2.     Verifique as limitações legais do terreno

Principalmente em condomínios fechados, as limitações legais do terreno são bastante comuns. Se esse for o seu caso, lembre-se de verificar as normas sobre tamanho para a construção, recuos obrigatórios e quantidade de pavimentos.

3.     Confira as condições de mata nativa

Se o lote escolhido por você tiver uma vegetação densa, lembre-se de verificar as árvores que podem e as que não podem ser retiradas. Depois disso, pode ser necessário conseguir documentos de aprovação para a extração.

Aproveitando esse tópico, você pode utilizar as espécies que não poderão ser retiradas para compor a sua casa. Converse com o seu arquiteto e tente trazer opções de construção sustentável também.

4.     Conte com um profissional

Muita gente ainda acredita que a ajuda de um profissional é dispensável, mas contar com alguém capacitado desde o início faz toda a diferença. Contratar um arquiteto deve ser uma prioridade.

 Além de te ajudar na escolha do terreno, ele tem todo o conhecimento técnico para desenvolver a melhor planta de acordo com as condições do lote e com as suas expectativas.

Agora que você já sabe como escolher um terreno para construir, que tal encontrar o escritório de arquitetura ideal para você? A ArqFuke tem uma equipe pronta para desenvolver o seu projeto e cuidar de todos as etapas: desde o alvará de licença para construção até o projeto de paisagismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?
Powered by