arquitetura sustentável

7 atitudes sustentáveis para inserir no projeto de arquitetura e no dia a dia em casa

Existem diversas atitudes sustentáveis que podemos incluir em nossas rotinas para construir hábitos de consumo cada vez mais conscientes e elas podem começar na estrutura dos nossos lares. 

A preocupação com a qualidade de vida com certeza ganhou foco nos últimos anos e dentro disso vem a busca por hábitos de consumo mais conscientes. Assim a arquitetura sustentável conquista seu espaço trazendo soluções cada vez mais eficientes nesse movimento.

Neste post, vamos compartilhar algumas atitudes sustentáveis que você pode aplicar em casa para garantir hábitos mais favoráveis ao meio ambiente, mais saudáveis para a família e até mesmo mais econômicos. Vem conferir com a gente! 

Saiba como aplicar arquitetura sustentável no seu lar

Incluir ações sustentáveis no dia a dia, como a reciclagem e o reaproveitamento de água, por exemplo, vem sendo um cuidado em destaque já há alguns anos, mas agora as construções também entram no processo com o objetivo de criar uma estrutura cada vez mais sustentável e obter resultados ainda mais promissores ao longo dos anos. 

As soluções de arquitetura sustentável vem crescendo e são destaque entre as construções mais modernas. Projetos recentes já incluem infraestrutura feita com materiais duráveis e produzidos de maneira sustentável, incluindo com matéria-prima reutilizada. 

Mesmo que você já tenha uma casa construída, existem soluções que podem ser incorporadas ao seu dia a dia para criar um lar mais sustentável e ecológico. A seguir, vamos compartilhar 7 dessas soluções com você, é só continuar com a gente para conferir!

7 atitudes sustentáveis para a sua casa

1. Aquecimento solar

Um dos hábitos de consumo mais simples de inserir na rotina é a economia de energia elétrica. Atitudes simples como apagar as luzes ao sair de um cômodo, reduzir o uso de eletrodomésticos que consomem mais energia, e não deixar aparelhos em stand by na tomada já fazem uma grande diferença, mas você pode ir além disso.

Existem algumas formas sustentáveis de conseguir energia que contribuem não apenas para a redução de consumo e de gastos, mas também são excelentes saídas para garantir o uso mais eficiente dos recursos naturais. Um deles é o aquecimento solar, que serve para manter a água aquecida e pode durar até 5 anos.

Outra opção é o sistema fotovoltaico, que transforma a energia solar em energia elétrica e pode durar até 10 anos. Eles podem ser facilmente instalados em casa e trazem ótimos resultados. 

2. Horta caseira

As vantagens de ter uma horta em casa vão muito além de uma alimentação mais saudável e temperos sempre frescos. A verdade é que trazer o verde para mais perto de você é uma forma de garantir qualidade de vida e ainda ter um lar muito mais arejado e acolhedor.

Com a horta, você pode ter acesso a verduras, legumes, temperos e até mesmo frutas totalmente naturais, livres de agrotóxicos e, consequentemente, muito mais saudáveis. A melhor parte é que você pode montá-la em qualquer lugar, mesmo que seja um espaço pequeno: a horta vertical, por exemplo, é uma ótima opção para apartamentos. 

3. Automação residencial

A automação residencial sem dúvidas é uma forma de trazer mais praticidade para o dia a dia, mas ela também pode ser uma ótima maneira de unir tecnologia e sustentabilidade. Isso porque a sua assistente virtual pode te ajudar a reduzir o consumo de energia, por exemplo.

Para começar, criar um bom projeto luminotécnico vai contribuir para ter uma iluminação muito mais eficiente em casa. Aliado a isso, automatizar os pontos de luz configurando horários para acendê-los e apagá-los, controlando a intensidade ou até mesmo instalando spots inteligentes, que funcionam apenas quando alguém está no cômodo são ótimas estratégias para adotar hábitos mais sustentáveis. 

4. Materiais reutilizados ou sustentáveis

Uma das soluções sustentáveis mais utilizadas em projetos de arquitetura recentes é o uso de materiais reutilizados nas construções. Estruturas de aço, como a chamada Steel Frame, são cada vez mais comuns e substituem muito bem o concreto, que tem um impacto maior na natureza.

Outras opções vem surgindo no mercado, como o bambu, a madeira plástica e até mesmo o isopor (conhecido também como poliestireno expandido). As estruturas modulares também têm sido destaque entre as construções mais modernas, graças a sua praticidade e agilidade na montagem. 

5. Compostagem

Reduzir a produção de resíduos (principalmente os não recicláveis, como os orgânicos) é outra grande atitude sustentável e simples de aplicar no dia a dia. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da compostagem, que garante uma nova função aos resíduos orgânicos. 

O processo é mais fácil do que parece e nós já até ensinamos aqui no blog como fazer uma composteira caseira. Até quem mora em apartamento pode criar uma versão menor para dar um novo destino aos seus resíduos orgânicos, que podem até ser utilizados como adubo para sua horta ou para suas plantinhas. 

6. Telhado verde

Como já falamos aqui, trazer a natureza para perto é uma das melhores maneiras de incluir hábitos mais sustentáveis e garantir a qualidade de vida no dia a dia. Neste contexto, o telhado verde é uma ótima estratégia.

Ele vai proporcionar ambientes muito mais frescos dentro de casa, já que ajuda a isolar o calor, e até mesmo pode contribuir para a cidade como um todo. Caso não tenha a opção de ter um telhado verde, incluir mais plantas nos ambientes internos, ter um jardim vertical ou até mesmo aplicar uma vegetação no entorno da casa são estratégias muito positivas.

7. Reutilização da água

Assim como acontece com a energia elétrica, reduzir o consumo de água também é uma forma de preservar recursos naturais e adotar hábitos mais conscientes na rotina. Falando em atitudes sustentáveis, uma das soluções mais utilizadas é o sistema de reaproveitamento de água.

Existem vários modelos de sistemas disponíveis atualmente, desde as conhecidas cisternas até opções mais tecnológicas. Vale a pena pesquisar a que melhor atende às suas necessidades. 

Além disso, existem outras formas de reutilizar a água no ambiente doméstico. A água da máquina de lavar pode ser usada para lavar o quintal, por exemplo, já a água mais limpa da louça pode servir para regar as plantas. 

E então, alguma dessas soluções já fazem parte do seu dia a dia? Se a resposta foi não, agora você tem todas as informações para começar a transformar os seus hábitos e criar uma casa muito mais sustentável. 

Aqui no blog do ArqFuke você encontra outros conteúdos com dicas exclusivas sobre sustentabilidade, não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?