Luminotécnica: conheça a técnica de iluminação em banheiros

Você sabe o que é luminotécnica? Esse conceito é utilizado em todo o projeto de iluminação de um imóvel ou estabelecimento.

Neste artigo, vamos falar sobre a técnica de iluminação em banheiros. Confira como ela funciona e pegue algumas dicas para a sua obra!

O que é luminotécnica?

A iluminação geral consiste na distribuição, aproximadamente regular, das luminárias. Seu posicionamento pode ser feito de forma direta, com luminárias de fontes de luz visíveis ou de forma indireta, através de luminárias que utilizam o teto ou paredes como refletores. A luminotécnica de banheiros deve ser planejada para evitar reflexos ou sombras marcantes.

Um dos pontos mais importantes em relação à iluminação geral é conferir uniformidade ao ambiente, através do reconhecimento do espaço e distribuição da mobília, devendo ser adequada ao uso de cada local. Para tanto, deve ser considerada a iluminação natural que incide sobre o espaço, já que, por vezes, essa iluminação pode influenciar de forma radical o projeto como um todo, conforme representado nas imagens a seguir.

Iluminação em banheiros
Projeto de iluminação em banheiro residencial feito pelo escritório de arquitetura ArqFuke
Luminotécnica em banheiro
Projeto de iluminação em banheiro residencial feito pelo escritório de arquitetura ArqFuke

Como fazer a iluminação em banheiros?

No caso de banheiros, recomenda-se a utilização de luminárias de sobrepor ou até mesmo de embutir, com lâmpadas fluorescentes compactas de luz neutra ou temperatura de cor quente, com IRC acima de 80.

Para a área de banho, que consiste no box do chuveiro ou ducha, sugere-se a utilização de lâmpadas halopar, devido ao seu alto rendimento, baixa tensão e alta durabilidade.

Por se tratar de área úmida, é essencial usufruir dos produtos em alumínio para evitar a oxidação, acompanhados de lâmpadas resistentes ao calor e umidade, com vidro de proteção. Silva (2009) recomenda que não sejam utilizadas lâmpadas refletoras sem vidro de proteção, como Halospot AR70, já que o alumínio oxidará pelo efeito do vapor d’água, perdendo luminosidade.

Para fazer a iluminação em banheiros de forma correta, é essencial seguir os preceitos estabelecidos pela NBR5410, que versa sobre instalações elétricas em baixa tensão, tais como áreas molhadas do box, chuveiro e banheira.

Além dessa opção, é possível utilizar lâmpadas com funções cromoterápicas, com temperatura de cor próxima à 3000K e IRC 80, garantindo sensações de relaxamento.

A chamada “iluminação de tarefa” consiste nas definições das áreas do banheiro e de suas respectivas funções, como leitura, escovar dentes, fazer a barba ou maquiar-se, para que se direcione o foco da luz direta de forma a evitar quaisquer sombras ou reflexos que possam prejudicar a consecução da tarefa pretendida.

Assim, por exemplo, caso se constate na entrevista com os usuários do ambiente que estes costumam ler durante o uso do ambiente, é importante que este possua iluminação direcionada, que permita que a atividade seja realizada de forma benigna à saúde ocular. Para isso, sugere-se que a temperatura de cor da lâmpada para leitura tenha aproximadamente 4000K e Índice de Reprodução de Cor IRC 80.

Iluminação para espelhos de banheiro

Quanto aos espelhos, o planejamento de sua iluminação deve ser feito de maneira cuidadosa devido ao potencial de reflexão, já que se trata de um aspecto fundamental e que, segundo estudo realizado, é usualmente o fator que torna o projeto luminotécnico de um banheiro falho, seja por falta da expertise necessária ao seu desenvolvimento ou falhas na execução da iluminação pretendida.

De acordo com os preceitos luminotécnicos e segundo Silva (2009), a utilização da luz difusa é essencial, com posicionalmente lateral ou sobre o espelho, evitando potenciais ofuscamentos e permitindo a iluminação total do rosto.

Por não possuir conhecimento técnico sobre as noções de luminotécnica, é normal verificar em banheiros de shopping centers e residências o uso de lâmpadas de foco direcionado ou fontes sobre a bancada, que acabam por marcar pormenores, realçar texturas do rosto e causam sombras.

Para evitar isso, é possível utilizar luz difusa acima da bancada, por meio de embutidos ou arandelas com temperatura de cor 4000K para banheiros com lâmpadas e luminárias de facho aberto, como dicroicas LED instaladas de forma proporcional ao tamanho do espelho. A iluminação embutida atrás do espelho evita problemas de sombreamento.

Assim, uma das melhores estratégias para iluminar áreas com espelho é a utilização de duas luminárias, uma de cada lado com ângulo de abertura do facho de luz maior que 38º, aumentando a área iluminada.

Também é possível iluminar bancadas com lâmpadas fluorescentes T5 de 28W, com temperatura de cor de aproximadamente 3000K, cor 840, oferecendo conforto térmico para os usuários.

Muitos, sem conhecimento técnico, optam por instalar dicróicas na área superior do espelho. Conforme reforça Silva (2009), isso faz com que a luz desça sobre a pessoa e, de acordo com a colocação, sobre o espelho, causando desconforto e uma profusão de reflexos, praticamente impedindo uma visão clara.

A iluminação de destaque deve ser selecionada por um viés decorativo, direcionando a atenção a algum aspecto específico do ambiente (como revestimentos ou objetos decorativos).

Além disso, podem ser alocados nichos iluminados nos banheiros, mediante escolha minuciosa das lâmpadas, bem como embutidos no gesso e sancas.

Percebe-se que a iluminação de ambientes, em especial a iluminação em banheiros, devido aos espelhos e especificidades, deve ser pautada na elaboração de um projeto que considere a sua iluminação geral, de destaque e de tarefa com eficiência.

Se você quer fazer o seu projeto de iluminação, a ArqFuke pode cuidar de tudo para você! Temos mais de 30 anos de experiência no mercado e uma equipe pronta para criar o seu espaço dos sonhos.

Conheça nossos serviços e nosso portfólio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by
Rolar para cima