importância do arquiteto

Você sabe a importância de um arquiteto no seu projeto

Muitas pessoas acreditam que o arquiteto contribui apenas no momento da decoração e na escolha da paleta de cores para a casa, mas não é bem assim. O Arquiteto desempenha um trabalho complexo, desde o desenho do projeto até a entrega completa da obra, também com a decoração. 

Para você conhecer um pouco mais sobre o assunto, nós preparamos um artigo completo para você saber todos os pontos onde o arquiteto pode ajudar na obra e no projeto da sua casa dos sonhos. 

O que o arquiteto faz? 

O arquiteto é responsável pelo planejamento e execução do projeto, seja de uma residência ou construção comercial. Este projeto será a raiz para viabilizar a construção completa, e o projeto arquitetônico será o norteador de como deve ser feita a divisão de cômodos, utilização e acabamento de espaços externos e como será o processo de construção. 

O arquiteto também trabalha com projetos que concordem com o projeto urbano, ou seja, ele irá respeitar a diretrizes do município para construção de uma nova planta. Todos esses pontos são avaliados desde o início do projeto até no processo de venda do imóvel. 

Inclusive, é bastante comum as pessoas confundirem o arquiteto com o designer de interiores. Mas acredite, as diferenças são grandes, por exemplo, o designer não é habilitado para executar e conduzir construções completas, isso porque a formação de designer não abrange essas disciplinas. 

Já o arquiteto ele pode conduzir e projetar construções, reformas, ambientação, paisagismo e até desenvolver novos projetos em espaços já existentes. É possível dizer que o arquiteto é um profissional completo, que irá trabalhar em todos os estágios da realização da sua casa dos sonhos. 

Como o acompanhamento é feito? 

O acompanhamento da obra, pelo arquiteto, é feito conforme as etapas são finalizadas, ou seja, tudo irá começar no desenho, na projeção do sonho. Vendo quais são as possibilidades de adaptar todos os desejos do cliente como: piscina, jardim, conceito aberto em certos ambientes da casa, entre outras coisas. 

O arquiteto inclusive, antes de iniciar a obra, entrega um cronograma financeiro, para que você possa se preparar e saber quanto irá gastar em cada etapa da construção. Além disso, ele também visitará a obra com periodicidade, fazendo relatórios e mostrando a evolução da obra. 

Cada obra exigi uma periodicidade de visitação, por isso, é muito importante conversar com o arquiteto e saber quais são as etapas da construção e como é o acompanhamento. Vale dizer ainda que o prazo de entrega da obra também impacta na quantidade de visitação, pois quanto menor o prazo de entrega maior será a periodicidade na obra. 

Não pense que difere em grandes ou pequenos projetos, seja uma reforma ou uma casa completa a periodicidade deve ser feita conforme o período de entrega e como está evoluindo a entrega de cada uma das etapas. 

O arquiteto fica responsável também pelo desenvolvimento dos profissionais envolvidos na obra, portanto, poderá exigir os prazos e datas previamente combinados com o cliente, identificar o que ainda tem a fazer e como podemos superar certos conflitos de tempo e prazo. 

Equívocos e Imprevistos na obra? 

Um arquiteto a frente do projeto pode ser a solução para várias questões de equívocos e imprevistos na obra, muitas vezes até facilitando a solução, sem passar toda a carga de stress para o cliente. 

O mais importante aqui é saber o que deu de errado e a motivação do erro, se foi no projeto inicial, se a estrutura prévia não estava sólida o suficiente ou se foi erro de comunicação entre as partes. Tudo isso será gerenciado pelo arquiteto que tentar achar a melhor solução possível para não comprometer a ideia inicial do projeto. 

Outro ponto que impacta na decisão e acompanhamento é escolha do material e a qualidade do mesmo. É fundamental que os materiais sejam escolhidos com cuidado e de acordo com o projeto inicial apresentado. 

Essa supervisão rotineira do arquiteto possibilita uma obra mais fiel ao projeto, analise completa das necessidades da obra e até o aviso de valores extras no caso de problemas. Portanto, sempre busque um profissional que lhe entregue essa segurança e acompanhamento na obra. 

Porque contratar um arquiteto para o planejamento do projeto? 

Muitas pessoas acreditam que o planejamento de uma obra ou de uma reforma não exige grandes conhecimentos, mas isso é um dos maiores erros, pois para fazer um projeto completo e atenda as suas necessidades e acima de tudo, as diretrizes de desenvolvimento urbano, é necessário um profissional. 

Pode-se dizer que a contratação de um profissional habilitado é a preparação e o resguardo de futuros problemas em sua obra. O arquiteto conhece todos os processos e diretrizes que precisam ser respeitados em um projeto, por isso a importância dele, no seu planejamento. 

Ele ainda pode adicionar elementos sustentáveis em seu projeto, deixando-o ainda mais completo e nos conformes do que boa parte da sociedade espera. Portanto, apostar em um projeto que entregue as melhores condições de moradia para você e sua família, deve sempre ser a prioridade. 

Conclusão:

A contratação de um arquiteto pode te privar de muitos problemas durante a obra e de várias preocupações muitas vezes desnecessárias, que para um profissional habilitado a resolução pode ser rápida e bem simples. 

O acompanhamento da obra também é uma preocupação para quem está sozinho no projeto e em caso de erros e imprevistos, principalmente quando o assunto é custo-benefício e qualidade de materiais principalmente para resultado de acabamento. 

Esses são problemas que podem ser solucionados pelo arquiteto de forma simples e com um curto período de análise, agindo e encontrado o erro no início e reparando. 

Por fim, vale lembrar que a implementação de sustentabilidade e de projetos de paisagismo o arquiteto consegue colocar logo no primeiro esboço do projeto. Trazendo assim uma visão completa para o cliente de como será o resultado a ser entregue. Por esse motivo é importante a contratação deste profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?