pintura para ambientes internos

Guia completo para escolher a melhor pintura para ambientes internos!

As cores têm total influência sobre os espaços e uma escolha errada na decoração de ambientes internos pode desvalorizar todo o design. Tornar os cômodos agradáveis é essencial para garantir uma casa aconchegante e pintar as paredes com o tom certo faz toda a diferença.

Pensando nisso, fizemos um guia prático bem simples para te ajudar a encontrar a melhor pintura para ambientes internos. Pronto para começar? Então boa leitura!

Como escolher pintura para ambientes internos?

A escolha da pintura para ambientes internos pode transformar totalmente a sua casa, mas é preciso considerar alguns fatores para que a transformação não acabe tendo o efeito contrário e desvalorize os espaços. 

Considere essas dicas na hora de buscar as cores para os cômodos do seu lar e garanta espaços confortáveis, funcionais e dignos de capa de revista de decoração:

1. Cores claras ampliam espaços

Se você tem um cômodo menor em casa e deseja ampliar o ambiente, o uso de cores claras e mais frias nas paredes é a melhor estratégia para conseguir este efeito. Isso porque elas refletem a luz natural, criando assim uma sensação de amplitude nos espaços.

Agora se o objetivo for alongar um ambiente, como corredores, o ideal é pintar o teto e a parede de fundo com um tom mais escuro e as paredes laterais com tons mais neutros, assim o cômodo vai parecer mais espaçoso. Construções feitas em terrenos estreitos, com cômodos mais compactos, costumam utilizar muito essa técnica.

2. Tons escuros trazem sensação de acolhimento

Ao contrário das cores mais claras, uma pintura feita com tons escuros vai reduzir o ambiente, o que traz uma sensação de acolhimento. Essa é uma ótima opção para deixar cômodos mais aconchegantes ou criar uma decoração mais intimista, por isso são boas escolhas para quartos, por exemplo.

As cores escuras absorvem mais a iluminação, por isso podem ser eficientes em diversas ocasiões em que o objetivo é compactar o ambiente. Se tiver um pé direito muito alto em casa e quiser rebaixá-lo, por exemplo, pinte o teto em tom mais escuro e as paredes em tom mais claro. Colocar uma cor escura na parede do fundo ajuda a aproximar o ambiente. 

3. Parede de destaque

Criar uma parede de destaque é uma estratégia muito utilizada no projeto de interiores, pois contribui para estabelecer um ponto de foco no ambiente e assim permite que você realce pontos da decoração ou até mesmo delimite espaços, como um home office instalado na sala ou no quarto, por exemplo. 

Para destacar uma parede, a indicação é pintá-la em um tom mais claro e manter as outras em cores mais escuras. Outra opção interessante é pintar o teto e a parede de fundo com tons mais claros e as paredes laterais em tons escuros, mas vale lembrar que essa técnica estreita os ambientes. 

4. Revestimentos e papéis de parede

Além das tintas, você pode utilizar revestimentos e papéis de parede para inovar na decoração dos ambientes. Os revestimentos são ótimas opções para criar textura nas paredes e podem ser encontrados em diversos modelos, mas é preciso escolher o produto correto. A cerâmica é um dos materiais mais escolhidos pela sua versatilidade e resistência.

Já os papéis de parede são uma solução prática para quem quer fazer uma reforma rápida em algum ambiente da casa. Existem várias texturas, estampas e cores disponíveis no mercado e eles são fáceis de instalar, assim como de retirar também, por isso são ideais para quartos infantis. 

5. Escolha o tipo de tinta correto

Existem vários tipos de tinta e é preciso considerar alguns fatores para escolher o produto adequado para o ambiente que você deseja mudar. Como estamos falando de ambientes internos, vale a pena buscar tintas à base de água, que não vão deixar aquele cheiro forte dentro de casa.

Agora considere as características da tinta e do ambiente para escolher o tipo de acabamento do produto. Ambientes mais úmidos pedem tintas mais resistentes, já espaços utilizados com muita frequência podem ser mais funcionais com uma pintura fácil de limpar. 

As tintas foscas, por exemplo, são ótimas para disfarçar irregularidades e também para projetar uma iluminação mais difusa, já as tintas mais brilhantes costumam ser mais resistentes e mais fáceis de limpar.

A importância do projeto de interiores 

Falamos sobre a influência das cores nos ambientes e compartilhamos algumas dicas para te ajudar a escolher a pintura ideal na hora de transformar o seu lar, mas não poderíamos deixar de falar sobre a importância de um bom projeto de interiores neste processo. 

Quando você investe em um projeto de interiores, o profissional vai pensar em cada detalhe de modo a aproveitar os ambientes e valorizá-los da melhor maneira possível. Isso inclui iluminação, pintura e até mesmo a melhor posição para os móveis e equipamentos. 

Entenda para que serve o projeto de interiores:

  • Otimizar espaços: o projeto é pensado para que os cômodos sejam confortáveis, aconchegantes e práticos, por isso o profissional vai desenvolver todos os detalhes com o objetivo de criar um layout bem distribuído, com bom espaço de circulação e harmonia na decoração.
  • Trazer funcionalidade para os ambientes da casa: esse cuidado para estabelecer um layout inteligente é essencial para manter a funcionalidade da casa. Além de contribuir para a circulação, o projeto de interiores pensa também na entrada de iluminação natural, ventilação dos ambientes e até mesmo na ergonomia dos móveis.
  • Valorizar a decoração: todo o planejamento de um projeto de interiores considera a melhor utilização do espaço físico para trazer todo o conforto e a praticidade que você merece para viver bem, mas sem abrir mão da estética. 
  • Economizar na escolha de móveis, materiais e eletrodomésticos: muita gente ainda subestima o projeto de interiores, mas a verdade é que ele pode te ajudar a economizar muito dinheiro na hora de decorar a sua casa. Isso porque o profissional conhece os melhores materiais e sabe encontrar o custo-benefício ideal para o seu bolso enquanto deixa o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou.

Viu só quantos benefícios o projeto de interiores pode trazer? Pintar a casa é uma mudança simples, mas que pode fazer toda a diferença nos ambientes e com o apoio de um profissional a transformação fica ainda mais incrível!

Aproveite para conferir os trabalhos de projeto de interiores do ArqFuke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?