bancos de concreto

O charme dos bancos de concreto na decoração em vários ambientes

A mobília é um complemento essencial para a decoração: são os móveis que vão trazer vida ao seu lar, representando a sua personalidade e deixando os ambientes com a sua cara. Não é à toa que os bancos de concreto têm conquistado espaço entre os mobiliários. A escolha moderna e cheia de personalidade é capaz de transformar qualquer área da casa.

Se você está pensando em inovar na decoração e trazer um toque especial para algum ambiente da casa, então veio ao lugar certo! Ao longo deste post, vamos te contar como usar o banco de concreto e ainda compartilhar outras aplicações do material para te inspirar a transformar aquele cantinho do seu lar.

Boa leitura!

Bancos de concreto: uma tendência na decoração! 

O concreto é um material que se tornou uma grande tendência no universo da decoração. Sua versatilidade, resistência, praticidade e facilidade na limpeza contribuíram para isso, mas não podemos deixar de lado o visual incrível criado pelo uso desse elemento na construção e no design da casa.

O charme mais rústico e industrial com um toque de modernidade trazido pelas paredes de cimento queimado conquistou muitos corações, agora o concreto chega com uma utilização diferente nos mobiliários para cravar a versatilidade do material. Os bancos de concreto são mobiliários perfeitos para as mais diversas áreas da casa.

Com alta resistência, capacidade impermeável e acabamento polido, é possível usar os bancos tanto em ambientes externos como internos e trazem benefícios que vão além da boa estética. Você pode, por exemplo, criar estruturas com propriedade multifuncional e ainda integrar os ambientes com muita modernidade – vamos dar algumas dicas de como fazer isso daqui a pouco, então fique com a gente para conferir.

Confira alguns ambientes da casa nos quais você pode utilizar o banco de concreto, assim como ideias de como incorporá-lo à decoração:

    • Jardim: os bancos de concreto são ótimos para compor o jardim, já que trazem esse visual mais natural e rústico aos espaços sem perder o ar moderno da construção. Além disso, a resistência do material o torna perfeito para áreas externas.
    • Área gourmet: aqui os bancos podem ser combinados a outros mobiliários de madeira e detalhes em metal, por exemplo. Essa composição traz um ar minimalista e mais rústico ao espaço, mas sem abrir mão da sofisticação. 
    • Varanda: caso tenha uma varanda coberta em casa, aposte na parceria do banco de concreto com algumas almofadas coloridas para criar uma atmosfera mais aconchegante ao espaço. Caso a área seja aberta, o material também é uma excelente escolha pois vai aguentar muito bem a exposição às ações externas como chuva e sol: aqui pode usá-lo de maneira natural, pois o acabamento impermeável vai proteger o móvel. 
    • Área da piscina: como o material conta com acabamento impermeável, é perfeito também para a área da piscina. Além de garantir resistência ao cloro, ao calor e às chuvas, o produto ainda apresenta uma alta durabilidade e mais praticidade na limpeza. Além disso, o banco de concreto vai trazer um ótimo design para o espaço. 
    • Cozinha: aqui o banco pode ser preso a parede para servir de assento na mesa da cozinha, garantindo uma melhor utilização do cômodo – a ideia é uma ótima opção para áreas pequenas, pois ocupa menos espaço. O seu banco pode seguir pela parede da cozinha e se tornar uma bancada ou ainda um rack para a sala, por exemplo.
    • Quartos: nos quartos os bancos também podem se tornar um móvel multifuncional, servindo como assento ou bancada de apoio tal como exemplificamos na utilização do material para a cozinha. 
    • Sala: na sala, os bancos de concreto podem até mesmo fazer a vez dos sofás, dando um ar mais moderno ao móvel tradicional. Acrescente almofadas e um encosto para deixá-los mais confortáveis. 

Essas são apenas algumas inspirações de uso para o banco de concreto, mas você pode soltar a imaginação e utilizá-lo de muitas outras maneiras. Seja no closet, no hall de entrada, no home office, em ambientes comerciais ou em qualquer um dos outros espaços citados aqui, o material mostrou que seu potencial vai muito além das áreas externas e se tornou queridinho quando o assunto é decoração.

Outras maneiras de utilizar o concreto em casa

Como já te contamos ao longo deste post, uma das grandes vantagens do concreto é a sua versatilidade, que permite utilizar o material de diversas maneiras e em vários ambientes da casa. Hoje, o concreto não é mais visto apenas como um componente estrutural da casa, mas também é muito utilizado em projetos de interiores para compor a decoração, seja como mobiliário ou em detalhes de objetos e acabamentos.

Pensando nessas infinitas possibilidades de uso, listamos algumas outras maneiras de aplicar o concreto em casa para transformar ambientes. Inspire-se com essas ideias: 

1. Paredes de concreto

Você já deve ter visto essa dica por aí: as paredes de concreto ganharam destaque nas decorações de estilo industrial e reúnem praticidade com beleza, além de trazer muita personalidade aos ambientes. Aqui o cimento queimado também é uma ótima opção, capaz de criar um visual tão marcante quanto o concreto. 

Se quiser um espaço mais clássico e discreto, crie uma parede de destaque no ambiente e combine com uma decoração em tons neutros e objetos coloridos para não pesar nos detalhes. Agora se a ideia for ousar mais, pode se jogar nas paredes de concreto, desde que crie uma composição equilibrada com o resto do ambiente. 

2. Bancadas e mesas 

Seguindo a ideia dos bancos, existem diversos outros mobiliários que podem ser feitos a partir do concreto e funcionam muito bem como destaque em diversos tipos de decoração e nos mais variados ambientes da casa, sejam eles externos ou internos.

As bancadas em concreto na cozinha, no quarto ou na sala dão um visual mais rústico ou industrial, dependendo da composição escolhida por você. Nos ambientes externos, ela funciona muito bem em áreas gourmets e varandas.

As mesmas ideias são válidas para as mesas: se quiser um visual mais rústico, combine o concreto com madeira, já se quiser uma decoração com estilo industrial, componha o móvel com detalhes em metal. 

3. Luminárias

Sim, é possível fazer luminárias em concreto e o resultado é simplesmente incrível! Vale fazer pendentes, abajures, luminárias de mesa ou até mesmo de maior tamanho para compor a decoração da sala, por exemplo. 

Os objetos em concreto são bem minimalistas, por isso combinam bem como qualquer tipo de decoração. Além disso, são muito duráveis e você mesmo pode fazê-los: existem vários tutoriais na internet com passo a passo bem simples de seguir, que vão te ajudar a transformar os ambientes e ainda economizar na decoração.

Com as luminárias, você pode optar por deixar o material natural ou pintá-las da cor de sua preferência. 

4. Vasos

Vasinhos também são um dos objetos que ganharam destaque em concreto nos últimos tempos. Seja para colocar as suas plantinhas ou para servir como porta coisas, os vasos parecem um detalhe simples, mas podem fazer toda a diferença na decoração. 

Esse objeto pode ser facilmente encontrado em diversos formatos, tamanhos e cores nas lojas, mas também podem ser feitos por você aí na sua casa. Com os tutoriais disponíveis na internet, é possível criar belos vasos e até mesmo transformar este momento em uma atividade de lazer para toda a família: uma ótima opção, principalmente para quem tem criança em casa.

5. Estantes

As estantes são outra opção de mobiliário que pode ser feito em concreto e que trazem um visual totalmente inovador para os ambientes. Vale compor os espaços com algumas prateleiras diretamente na parede ou ainda criar uma estante individual, combinada com detalhes em madeira e metal, por exemplo.

As prateleiras são ótimas aliadas para quem mora em ambientes menores e precisa otimizar o espaço. Para quem tem mais metragem disponível, as estantes de concreto podem se tornar móveis imponentes, sendo assim um detalhe muito marcante na decoração.

Mais uma vez, o móvel é muito versátil e pode ser utilizado tanto em ambientes internos, quanto nos externos. Além disso, é possível estruturá-lo para conferir a capacidade multifuncional a estante: um modelo mais baixo pode ter um tampo mais comprido, que pode se tornar um rack ou até mesmo um banco. 

 

Já deu para perceber que o concreto é um material muito versátil, não é mesmo? Existem diversas maneiras de compor os ambientes e criar novos objetos com este produto, que se mostrou muito mais rico do que simplesmente um componente estrutural.

Agora que você já tem todas essas dicas, é só escolher um lugar da casa para instalar o seu banco de concreto e aproveitar uma das nossas inspirações para incluir o material de outras maneiras na decoração do seu lar. Lembre-se de compor os espaços de forma equilibrada para torná-los muito mais aconchegantes e estéticamente agradáveis.

Os exageros podem deixar os cômodos pesados, por isso pondere suas escolhas e traga a sua personalidade para os objetos, deixando todos os cantinhos da casa com a sua cara.

Ah, aqui no blog do ArqFuke você encontra outras dicas sobre decoração para transformar os ambientes da sua casa de maneira simples e com projetos incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?