10 dicas de decoração para quarto de casal

10 dicas de decoração para quarto de casal

A decoração para quarto de casal envolve diversos fatores, já que o espaço é dividido por duas pessoas e precisa atender ambas as necessidades. Acima de tudo, esse cômodo é um dos mais especiais de sua casa. Afinal, é lá que relaxamos, nos desconectamos dos problemas e temos nossa privacidade.

Em primeiro lugar, é importante se identificar com o ambiente para se sentir bem. Por isso, a personalidade de cada pessoa reflete na decoração. Ao mesmo tempo, atender as necessidades de duas pessoas simultaneamente pode ser desafiador.

Como fazer a decoração do quarto de casal

Em razão disso, preparamos este artigo com 10 dicas de decoração para quartos de casais. Confira a seguir!

1. Separe os objetos

Primordialmente, é fundamental priorizar o equilíbrio na decoração de um quarto. Um dos erros mais comuns nessa fase é o de colocar muitos objetos em um mesmo lugar. Você pode colocar quadros, espelhos, porta-retratos ou outros elementos separadamente, dando maior dimensão ao ambiente.

Quando utilizamos muitos itens decorativos dentro de um cômodo, corremos o risco de fazer com que o espaço pareça estar meio bagunçado ou visualmente poluído. Em contrapartida, quando empreendemos cautela ao inserir esses elementos, é possível ter estilo e sofisticação.

2. Leve em consideração as características do ambiente

Eventualmente é preciso entender o que pode ser feito no quarto de acordo com suas limitações. Ou seja, é preciso avaliar o cenário como um todo, dando atenção especial às características que fogem do seu controle, como o tamanho e a iluminação natural.

Decorar não se limita a pintura da parede, aos quadros e espelhos ou a escolher um jogo de cama bonito. O que causa o impacto ou boas sensações é o conjunto.

3. Não comprometa a circulação

Seja como for, um dos erros mais graves de decoração é colocar móveis em lugares desfavoráveis, dificultando a circulação de pessoas no quarto. É importante que você contenha a empolgação nessas horas.

Quem nunca chutou uma cômoda com o dedo mindinho e teve uma dor completamente desconfortável? Pois é, esse tipo de acidente é bem comum em ambientes com excessos de móveis ou mal alocados. Além disso, cria-se a dificuldade de encontrar seus próprios objetos.

LEIA MAIS: Saiba como montar um cantinho da leitura em casa

4. Mantenha a harmonia entre cores e estampas

Estampas diferenciadas e cores vibrantes são responsáveis por fazer qualquer decoração ter um toque do próprio estilo de quem o habita. Entretanto, a junção exagerada desses elementos pode causar o efeito contrário. Lembre-se que “menos é mais”.

5. Deixe as cores vibrantes para os detalhes

De antemão, essa dica vale para todos os tipos de decoração. Esses tons podem ser destacados através das roupas de cama e almofadas, assim como em outros pequenos itens decorativos como porta-retratos e mini esculturas.

Apesar de serem detalhes, eles têm o poder de tomar conta da cena e criar uma coerência entre os elementos do quarto de casal.

6. Utilize a paleta neutra de cores

A princípio, o uso de paletas neutras na decoração traz o risco de deixar seu ambiente sem graça se não forem utilizados da forma correta. Do mesmo modo, tons mais vibrantes podem trazer vivacidade, mas se não aplicados de forma correta, podem causar cansaço visual. Contudo, o importante é saber brincar com os tons.

A primeira vista, quando se fala em cores neutras, muitos imaginam que o termo se refere especificamente aos tons acinzentados. Entretanto, podemos falar que branco, preto, bege ou marrom também são cores neutras. Pode parecer que não existem muitas opções, mas os variados tons de cada cor podem ser explorados e possibilitam inúmeras combinações.

7. Aposte na iluminação

Em alguns lugares, a iluminação natural toma conta durante o dia, trazendo boa claridade e, consequentemente, criando boa atmosfera no quarto. Mas para aqueles que não contam com essa luz diurna gratuita, a solução é caprichar na iluminação, apostando em spots, abajures e arandelas. Além disso, também é preciso pensar no período noturno.

8. Escolha móveis multifuncionais

Definitivamente, para economizar na hora de decorar o quarto do casal, é de grande importância que você opte por móveis mais versáteis. Por exemplo, uma cama com baú tem a funcionalidade de guardar vários objetos. Ao escolher itens deste tipo, você pode ter um gasto maior no início, mas terá maior economia a longo prazo.

9. Deixe o quarto sempre arrumado

Sim, manter o quarto arrumado também é uma dica de decoração. Além de “enfeiar” o ambiente, a bagunça pode afetar diretamente a sua mente e desequilibrar suas emoções, podendo acarretar até em brigas do casal sem que percebam o real motivo.

Ao deixar o ambiente desarrumado, nosso cérebro não consegue processar as ideias de forma clara e fluida. Sendo assim, garanta que haja um espaço suficiente no local para que todos os seus pertences estejam devidamente guardados.

10. Invista nos revestimentos

Atualmente, é possível encontrar uma ampla variedade de revestimentos para pisos e paredes no mercado. É importante saber escolher uma opção adequada para o quarto de casal. Os revestimentos cerâmicos estão entre as melhores alternativas, tanto por conta do visual quanto pela funcionalidade.

Além disso, é possível encontrar produtos desse tipo que reproduzem materiais ligados à sensação de aconchego valorizada nos quartos, como é o caso da madeira.

Se precisar de uma ajudinha no processo, conte com a equipe da ArqFuke para desenvolver um projeto de interiores digno de capa das revistas de decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?