decoração monocromática

Crie espaços modernos com a decoração monocromática

A decoração monocromática é uma grande tendência no universo de design de interiores, mas é preciso saber equilibrar as cores para criar um ambiente elegante e moderno.

Se você quer saber como aplicar essa tendência na sua casa, confira as dicas de decoração monocromática que separamos especialmente para você neste post!

Como fazer decoração monocromática?

Antes de saber como fazer decoração monocromática, vamos entender o que é essa técnica. O estilo se baseia na utilização de apenas uma cor para compor um espaço da casa.

Quando feita de maneira equilibrada e com as tonalidades certas, o estilo monocromático pode trazer muita sofisticação e modernidade ao ambiente. Não é a toa que essa é uma das principais tendências de decoração para 2020

A ideia vem com tudo no próximo ano, então que tal repaginar um cômodo da sua casa com a sua cor preferida e ainda modernizar o ambiente?

Dicas de decoração monocromática

Para não errar nesse momento, você precisa seguir algumas dicas fundamentais para garantir um ambiente equilibrado.

É preciso tomar cuidado para não criar um espaço pesado e visualmente poluído. Por isso, separamos 5 dicas de decoração monocromática que vão te auxiliar na hora de planejar o seu cômodo. Confira:

  1. Escolha bem a cor

É claro que a escolha da cor é a etapa mais importante para criar um espaço monocromático, por isso pense muito antes de decidir.

A dica é tentar estampar a sua personalidade no ambiente: escolha entre cores neutras ou mais vibrantes, conforme o seu perfil.

Os tons neutros são mais fáceis de trabalhar e também mais indicados para cômodos que precisam oferecer uma sensação de conforto e relaxamento, como quartos e salas, por exemplo.

Já os tons vibrantes pedem mais atenção na hora de decorar e são indicados para áreas como a sala de jantar ou a cozinha, que costumam receber os convidados e pedem um toque de descontração.

  1. Crie um equilíbrio

Para evitar um ambiente muito cansativo e pesado é preciso equilibrar as tonalidades. Busque harmonizar as cores com os objetos decorativos, por exemplo, para quebrar um pouco a repetição.

Ao criar um ambiente em tons mais neutros, como branco ou bege, tente acrescentar objetos na cor preta para estabelecer esse equilíbrio.

  1. Utilize o efeito degrade

O efeito degrade é peça chave para criar o equilíbrio que destacamos no item anterior. Essa técnica evita um visual entediante e repetitivo.

Ao contrário do que muitos pensam, o estilo monocromático não consiste em usar uma única tonalidade em todos os objetos, mas sim na escolha de uma cor principal e no uso de suas variações para compor o ambiente.

Se você escolher o branco como cor principal, por exemplo, você pode brincar com as tonalidades bege e cinza, que fazem parte da mesma paleta de cores.

  1. Capriche nos detalhes decorativos

Os detalhes decorativos também ajudam a trazer equilíbrio na decoração monocromática. Para isso, a dica é não exagerar nos acessórios.

Se quiser destacar os itens decorativos, você pode optar por peças maiores, mas sempre de acordo com o tamanho do ambiente.
A composição com poucos itens traz mais equilíbrio e ainda garante o destaque às cores, que afinal são o foco nesse estilo, não é mesmo?

  1. Se planeje

Planejamento é outra palavra-chave para garantir o equilíbrio na sua decoração monocromática. Pense naquela paleta de cores aplicada no ambiente e em toda a composição de móveis e acessórios.

Uma boa dica é contratar um profissional para desenvolver um projeto de interiores caprichado. Além de valorizar seu imóvel, você garante um resultado final elegante, moderno e equilibrado como deve ser.

Agora que você já sabe como fazer decoração monocromática, que tal fazer o seu projeto com a gente? Acesse o site da Arqfuke para conferir nossos serviços de projeto arquitetônico, de interiores e de paisagismo que vão deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1
Olá, podemos ajudar?
Powered by